Tratamento para Mal de Parkinson
Descrita pela primeira vez em 1817 pelo médico inglês James Parkinson, o mal de Parkinson é uma enfermidade neurológica que atinge o sistema nervoso central e compromete os movimentos do paciente. A doença é caracterizada pelo início assimétrico de tríade: tremor, rigidez e bradicinesia, que é a lentidão anormal nos movimentos e ocorre devido à morte progressiva de neurônios dopaminérgicos.
Sem ter a origem bem esclarecida pela ciência, o Mal de Parkinson ainda é um dos desafios em termos de prevenção. De acordo com uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), cerca de 200 mil pessoas tem a doença no Brasil.
O tratamento para esta enfermidade inclui o uso de medicamentos, prescritos pelo neurologista ou geriatra, que ajudam a diminuir os sintomas, pois aumentam a dopamina e outros neurotransmissores no cérebro, que ficam reduzidos nas pessoas com esta doença.
Em casos em que não há melhora, também é possível realizar um procedimento cirúrgico, chamado estimulação cerebral profunda, que pode regredir alguns sintomas, e diminuir a dose necessária dos remédios. Além disso, a prática de fisioterapia, terapia ocupacional e atividade física também são importantes para ajudar a melhorar a força e o equilíbrio, reforçando a autonomia.
A PlanoImport assessora a entrega de diversos medicamentos, como por exemplo, o Ongentys, que trata do Parkinson. Saiba mais na aba importados! (planoimport.com.br/medicamentos-importados)